Relato de experiência docente na disciplina de Saúde Bucal em um curso de especialização a distância para equipes de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.551Palavras-chave:
Saúde da Família, Saúde Bucal, Educação a Distância, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Sistema Único de Saúde.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência docente dos coordenadores e de três tutores da disciplina de Saúde Bucal de um curso de especialização a distância para equipes da Estratégia de Saúde da Família e sua percepção sobre os resultados alcançados com o desenvolvimento da disciplina, a partir da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso junto aos participantes. Destaca-se, como conclusão deste estudo, que o desenvolvimento da disciplina de Saúde Bucal oportunizou a reflexão dos dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, por trabalharem com um conceito ampliado de saúde, e contribuiu para oplanejamento das ações destes profissionais no território. Neste sentido, a formação, facilitada pela plataforma virtual de aprendizagem, correspondeu à ideia de que o objetivo da ação educativa deveria estar voltado para a criação de um espaço de diálogo entre educadores e educandos, integrando demandas e conhecimentos de diferentes sujeitos para a elaboração de conceitos coletivos, num processo de construção compartilhada do conhecimento.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.