Informação não-científica sobre a ciência na dinâmica da informação e da memória
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i3.797Palavras-chave:
Informação, informação não-científica, remake, memória, ficção-científicaResumo
Trazemos para o campo da ciência da informação questões relacionadas a produtos culturais específicos: filmes de ficção científica. Problematizamos a representação da ciência, no âmbito da ficção e da informação. Pretendemos estabelecer o estatuto de uma informação de natureza ficcional sobre a ciência. Pensamos que a dinâmica da memória do gênero está relacionada à própria dinâmica de uma informação não-científica sobre a ciência. Trabalhamos com remakes (refilmagens) e tomamos cada filme como um momento de uma grande narrativa sobre o referente ciência. A abordagem do conhecimento a partir da criação ficcional, considerando a informação como elemento estruturante de um fenômeno discursivo da cultura cinematográfica, é enfocada no contexto de uma dinâmica cultural e uma práxis de memória. Pressupomos que as refilmagens, ao apresentarem diferentes versões de uma mesma narrativa ficcional, reorganizam os fatos apresentados desde a primeira versão, procurando o equilíbrio entre a novidade e o já (re)conhecido. Apresentamos as análises já empreendidas a partir de dois conjuntos de filmes: Máquina do Tempo (1960; 2002) e Guerra dos Mundos (1952, 2005) tomando o referente, ciência, e o ator e apontamos para algumas características deste tipo de informação.Downloads
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