Pagamento a participantes de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v2i0.867Palavras-chave:
pagamento, incentivos, remuneração, reembolso, participantes humanos, pesquisas biomédicasResumo
Este artigo discute os argumentos a favor e contra o pagamento financeiro aos participantes de pesquisas biomédicas. O objetivo é problematizar as razões que levam uma pessoa a decidir participar de uma pesquisa, em especial as noções de risco e benefício envolvidas na participação, bem como o caráter livre e esclarecido do consentimento nesses casos. O artigo propõe uma diferenciação entre pagamento, ressarcimento e agradecimento. Por meio de uma revisão histórica do surgimento do pagamento como uma opção para a participação, o artigo propõe uma série de procedimentos para a proteção dos interesses e direitos dos participantes em pesquisas biomédicas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.