Objetos educacionais digitais para a saúde da mulher

Autores/as

  • Denise Tolfo Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Agnes Ludwig Neutzling Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Luísa Helena Machado Martinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Vanessa Menezes Catalan Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Tamyres Oliveira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Stephani C.P. Brondani Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.496

Palabras clave:

Tecnologia educacional, aprendizagem baseada em problemas, educação, saúde da mulher, Enfermagem

Resumen

O uso de objetos educacionais na área da Enfermagem é um recurso que apóia o ensino presencial e ao mesmo tempo respeita a autonomia do aluno. No intuito de desenvolver materiais motivadores que pudessem auxiliar o ensino na área da saúde da mulher foram desenvolvidos sete objetos educacionais digitais, sendo quatro hipertextos, um quizz e duas simulações. Os referenciais pedagógicos da aprendizagem, baseados em problemas e no construtivismo interacionista, foram empregados na concepção dos materiais. Os materiais digitais desenvolvidos agregam hipertexto, vídeo e animação por meio de softwares como o Macromedia Flash MX ® e CS3 ® , além de editores de imagens como o Fireworks ® , e de vídeos como Windows Movie Maker ® , por oferecer amplos recursos de animação e de interação. Os hipertextos, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle ®, exploram os temas desde conhecimentos prévios que colaborem na sua compreensão até indicações de leituras complementares e exercícios de revisão. As simulações possibilitam a execução virtual dos procedimentos pelos alunos. Espera-se com esse relato compartilhar com a comunidade científica as experiências no que diz respeito à produção de objetos de aprendizagem digitais, bem como às conquistas e aos desafios que permeiam esse trabalho, incentivando a utilização de tecnologias alternativas no ensino.

Biografía del autor/a

Denise Tolfo Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Escola de Enfermagem

Agnes Ludwig Neutzling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Escola de Enfermagem

Luísa Helena Machado Martinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Escola Superior de Educação Física

Vanessa Menezes Catalan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Escola de Enfermagem

Tamyres Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Escola de Enfermagem

Stephani C.P. Brondani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Escola de Enfermagem

Cómo citar

Silveira, D. T., Neutzling, A. L., Martinato, L. H. M., Catalan, V. M., Santos, T. O., & Brondani, S. C. (2012). Objetos educacionais digitais para a saúde da mulher. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.496