Recursos educacionais abertos (REA) e novas práticas sociais

Auteurs

  • Priscila Gonsales Instituto Educadigital, Diretoria Educadigital. São Paulo, SP, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1078

Mots-clés :

Educação, Educação continuada, Ensino, Cultura digital, Direito autoral, Material didático.

Résumé

Segundo definição da Unesco e da Commonwelth of Learning, recursos educacionais abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, disponíveis em qualquer suporte ou mídia, preferencialmente em plataformas ou formatos livres (software livre), que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. No contexto da cultura digital, os REA criam a oportunidade para que educadores, estudantes e mesmo aqueles não estejam formalmente vinculados a uma instituição de ensino se envolvam no processo criativo de desenvolver e adaptar recursos educacionais. Governos e instituições de ensino podem formar professores e alunos para a produção colaborativa de textos, imagens e vídeos de qualidade. Com a abertura dos materiais na internet, a possibilidade de formação continuada se expande a toda a sociedade.

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Publiée

2016-03-31

Comment citer

Gonsales, P. (2016). Recursos educacionais abertos (REA) e novas práticas sociais. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 10(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1078

Numéro

Rubrique

Notes de conjoncture