Concepções e práticas de educação e saúde da população negra: uma revisão integrativa da literatura brasileira

Auteurs

  • Tamiris Pereira Rizzo Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1649

Mots-clés :

Educação em saúde, Saúde da população negra, Direitos territoriais, Equidade em saúde, Racismo.

Résumé

A Política de Saúde Integral da População Negra reiterou a urgência de qualificação dos processos educativos no Sistema Único de Saúde (SUS) em prol da superação do racismo institucional. A revisão integrativa, apresentada neste artigo, analisou as concepções teóricas e as práticas educativas em estudos dirigidos à saúde da população negra. Foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); a Scientific Eletronic Library Online (SciELO); a ferramenta de pesquisa na web Google Scholar e o acervo da revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, a Revista da ABPN. A produção na temática é heterogênea, dispersa entre periódicos das áreas da educação, educação em saúde e interdisciplinar. Há vanguardismo da enfermagem e forte presença de estudos com povos e comunidades tradicionais. Nota-se dificuldade de interpenetração de referenciais teóricos e pedagógicos do campo da educação na sustentação das práticas educativas de saúde. Sugerem-se a cooperação e a integração científica entre esses campos visando ao protagonismo do sujeito negro nos processos de cuidado.

Bibliographies de l'auteur

Tamiris Pereira Rizzo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo.

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2019-12-20

Comment citer

Rizzo, T. P., & Fonseca, A. B. C. da. (2019). Concepções e práticas de educação e saúde da população negra: uma revisão integrativa da literatura brasileira. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 13(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1649