Desigualdade no acesso a alimentos de mulheres e crianças zoques do México
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1893Mots-clés :
Gênero, Alimentação, Zoques, Criancas, Nutrição infantil.Résumé
Este artigo analisa o processo alimentar e a nutrição infantil, especificamente amamentação e ablação, como formas de estudar as desigualdades de gênero. O estudo foi realizado entre famílias zoque em um município com alta prevalência de desnutrição infantil no sudeste do México. O método etnográfico e as técnicas da entrevista em profundidade e da observação participante foram utilizadas para recuperar o ponto de vista dos pais e mães de 14 crianças zoqueis. Os resultados mostram que a desigualdade no acesso à alimentação sofrida por mulheres, meninas e meninos por razões econômicas, culturais e de gênero afeta o estado nutricional e terá repercussões a longo prazo, por isso é urgente elaborar programas ou iniciativas com uma perspectiva de gênero que permite que a sociedade zoque reconheça os direitos das mulheres e melhore seu status.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.