Integralidade e multiprofissionalidade na atenção à saúde: VER-SUS transformando ensinagens em busca da formação integral em saúde

Auteurs

  • Pedro Vinícius Silva Santos Acadêmico 8º Semestre Fisioterapia Universidade Católica Dom Bosco.
  • Lydiane Poiato Castelani Acadêmica 6º Semestre Fisioterapia Universidade Católica Dom Bosco.
  • Mayara Bontempo Ferraz Acadêmica 6º Semestre Enfermagem Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Fernando Pierette Ferrari Professor Msc. Fisioterapia Universidade Católica Dom Bosco.

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.537

Mots-clés :

VER-SUS, Práticas Inovadoras em Saúde, Multiprofissionalidade e Trabalho

Résumé

O presente estudo utiliza a revisão integrativa da literatura, com a finalidade de se realizar uma ampla abordagem metodológica de pesquisa na busca crítica, analítica e sistematizada das práticas multiprofissionais entre os anos de 2003 a 2012 e simultaneamente a este período o processo de fortalecimento das práticas inovadoras de formação em saúde com o destaque às Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Através do levantamento bibliográfico foram identificados nove artigos sendo que sete corresponderam aos critérios de inclusão referentes à Multiprofissionalidade na  Atenção em Saúde e somente dois contemplaram o VER-SUS como ferramenta de inovação. Em relação às características definidoras, evidenciamos no estudo: que o VER-SUS é uma alternativa capaz de obter resultados significativos na formação de profissionais para o SUS e que as práticas multiprofissionais em saúde apesar das novas portarias e acentuada discussão a cerca da sua eficácia vem se mostrando cada vez mais necessária a ampliação do arsenal teórico acerca deste tema para que se possa reforçar seu aspecto resolutivo e disseminar a sua prática.

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Comment citer

Santos, P. V. S., Castelani, L. P., Ferraz, M. B., & Ferrari, F. P. (2013). Integralidade e multiprofissionalidade na atenção à saúde: VER-SUS transformando ensinagens em busca da formação integral em saúde. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.537