Integralidade e multiprofissionalidade na atenção à saúde: VER-SUS transformando ensinagens em busca da formação integral em saúde
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.537Palavras-chave:
VER-SUS, Práticas Inovadoras em Saúde, Multiprofissionalidade e TrabalhoResumo
O presente estudo utiliza a revisão integrativa da literatura, com a finalidade de se realizar uma ampla abordagem metodológica de pesquisa na busca crítica, analítica e sistematizada das práticas multiprofissionais entre os anos de 2003 a 2012 e simultaneamente a este período o processo de fortalecimento das práticas inovadoras de formação em saúde com o destaque às Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Através do levantamento bibliográfico foram identificados nove artigos sendo que sete corresponderam aos critérios de inclusão referentes à Multiprofissionalidade na Atenção em Saúde e somente dois contemplaram o VER-SUS como ferramenta de inovação. Em relação às características definidoras, evidenciamos no estudo: que o VER-SUS é uma alternativa capaz de obter resultados significativos na formação de profissionais para o SUS e que as práticas multiprofissionais em saúde apesar das novas portarias e acentuada discussão a cerca da sua eficácia vem se mostrando cada vez mais necessária a ampliação do arsenal teórico acerca deste tema para que se possa reforçar seu aspecto resolutivo e disseminar a sua prática.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.