Cantando a dor do outro: o caso Zuzu Angel e a canção como testemunho na obra de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i4.2038Palavras-chave:
Música Popular Brasileira, Testemunho, Trauma, Memória coletiva, Ditadura Militar.Resumo
Neste artigo, discutimos a estetização do testemunho histórico sob a forma da canção popular em duas obras do compositor Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) e Pedaço de mim (1978). Ambas se inspiram no caso Zuzu Angel, uma famosa estilista de moda, amiga do compositor, que teve seu fiho morto pela ditadura civil militar em 1971, e faleceu num controverso acidente de carro em 1976. Partindo das reflxões de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva e Blacking, procuramos discutir como a canção popular pode ser uma forma peculiar tanto de expressar a natureza do trauma, como de trazer à tona aspectos específios de uma suposta verdade testemunhal.
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