Integralidade e multiprofissionalidade na atenção à saúde: VER-SUS transformando ensinagens em busca da formação integral em saúde
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.537Keywords:
VER-SUS, Práticas Inovadoras em Saúde, Multiprofissionalidade e TrabalhoAbstract
O presente estudo utiliza a revisão integrativa da literatura, com a finalidade de se realizar uma ampla abordagem metodológica de pesquisa na busca crítica, analítica e sistematizada das práticas multiprofissionais entre os anos de 2003 a 2012 e simultaneamente a este período o processo de fortalecimento das práticas inovadoras de formação em saúde com o destaque às Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Através do levantamento bibliográfico foram identificados nove artigos sendo que sete corresponderam aos critérios de inclusão referentes à Multiprofissionalidade na Atenção em Saúde e somente dois contemplaram o VER-SUS como ferramenta de inovação. Em relação às características definidoras, evidenciamos no estudo: que o VER-SUS é uma alternativa capaz de obter resultados significativos na formação de profissionais para o SUS e que as práticas multiprofissionais em saúde apesar das novas portarias e acentuada discussão a cerca da sua eficácia vem se mostrando cada vez mais necessária a ampliação do arsenal teórico acerca deste tema para que se possa reforçar seu aspecto resolutivo e disseminar a sua prática.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Author’s rights: The author retains unrestricted rights over his work.
Rights to reuse: Reciis adopts the Creative Commons License, CC BY-NC non-commercial attribution according to the Policy on Open Access to Knowledge by Oswaldo Cruz Foundation. With this license, access, download, copy, print, share, reuse, and distribution of articles is allowed, provided that it is for non-commercial use and with source citation, granting proper authorship credits and reference to Reciis. In such cases, no permission is required from the authors or editors.
Rights of authors’s deposit / self-archiving: The authors are encouraged to deposit the published version, along with the link of their article in Reciis, in institutional repositories.