Integralidade e multiprofissionalidade na atenção à saúde: VER-SUS transformando ensinagens em busca da formação integral em saúde
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.537Palabras clave:
VER-SUS, Práticas Inovadoras em Saúde, Multiprofissionalidade e TrabalhoResumen
O presente estudo utiliza a revisão integrativa da literatura, com a finalidade de se realizar uma ampla abordagem metodológica de pesquisa na busca crítica, analítica e sistematizada das práticas multiprofissionais entre os anos de 2003 a 2012 e simultaneamente a este período o processo de fortalecimento das práticas inovadoras de formação em saúde com o destaque às Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Através do levantamento bibliográfico foram identificados nove artigos sendo que sete corresponderam aos critérios de inclusão referentes à Multiprofissionalidade na Atenção em Saúde e somente dois contemplaram o VER-SUS como ferramenta de inovação. Em relação às características definidoras, evidenciamos no estudo: que o VER-SUS é uma alternativa capaz de obter resultados significativos na formação de profissionais para o SUS e que as práticas multiprofissionais em saúde apesar das novas portarias e acentuada discussão a cerca da sua eficácia vem se mostrando cada vez mais necessária a ampliação do arsenal teórico acerca deste tema para que se possa reforçar seu aspecto resolutivo e disseminar a sua prática.
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